sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O mundo nas tuas mãos!



Bem-vindo amigo(a) !

Este blog surge no âmbito da Unidade Curricular Problemáticas da Geografia, que integra o Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da FLUP, no presente ano letivo de 2015/2016





Quero-te apresentar o meu assunto de discussão:

"Riscos Mistos"

Sabes do que se trata?

Pois! Já calculava, de facto não é um conceito muito vulgar. Mais depressa ouviste falar em "Riscos Naturais", que são catástrofes naturais que ocorrem num determinado local ou região por ação da natureza, do que em "Riscos Mistos".
Os riscos mistos são aqueles em que o fenómeno que provoca o prejuízo, apresenta causas combinadas, isto é, para ele concorrem condições naturais e ações antrópicas.




Numa altura em que no planeta terra acontecem cada vez mais frequentemente riscos e catástrofes naturais, a ação do Homem só tem ainda piorado mais a situação sustentável da Terra.
Esta ação do Homem sobre a natureza já vem de há muitos e muitos anos atrás, mesmo antes da descoberta do fogo, a humanidade já transformava o meio ambiente para suprir todas as suas necessidades de sobrevivência. A ação do homem na natureza é irreversível, cabe-nos mudar de atitude face à natureza, agindo com senso de responsabilidade e de maneira sustentável.

E tu o que pensas acerca deste assunto?

Conheces os diversos tipos de Riscos existentes, para os quais contribui a "mãozinha" humana?


Coloco à discussão os seguintes tópicos:

1.  Como é que a ação humana ajuda a provocar estes riscos? - Existem ações que podemos ter no nosso dia-a-dia e que poderão fazer toda a diferença. Neste tópico apresentarei os diversos riscos mistos existentes no nosso planeta, para alargares um pouco mais o teu conhecimento e tomares consciência de que tipo de ações às vezes tomas e poderás colocar em risco o planeta Terra.

2.
Será o Buraco do Ozono um processo irreversível? - De facto, ouvimos falar diariamente neste problema do buraco do ozono, mas não temos a devida consciência das consequências que este facto induz para o nosso planeta. Com esta questão, pretendo que reflitas sobre o verdadeiro problema do buraco do ozono, nomeadamente, se achas que esta situação poderá ainda ser contrariada ou se, por muitas ações que tomemos, o buraco do ozono é um processo irreversível e apenas nos resta impedir mais o seu desenvolvimento.

3.
Se fosses político, que medidas de prevenção tomavas no teu país para fazer face aos Riscos Mistos? - Partindo do conhecimento alcançado perante a análise dos tópicos anteriores, coloca-te no papel de um político e imagina que terias que apresentar à ONU um plano ambiental. Reflete sobre as medidas que tomavas no teu país, para prevenir este problema dos riscos mistos.




Conto com os teus comentários, pois juntos, conseguiremos mudar o mundo e fazer um amanhã melhor!


Sem comentários:

Enviar um comentário