A ação humana sobre os Riscos Mistos








Não só a natureza está em risco face às ações humanas como todo o planeta, incluindo a atmosfera que faz parte do nosso planeta.




A atmosfera terrestre condiciona a vida na Terra pois absorve a radiação solar (radiação ultravioleta) aquecendo a superfície. Ao mesmo tempo que retém o calor, impede os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Porém, este bem tão precioso que é a atmosfera, enfrenta também muitos perigos causados, muitas vezes, pela atividade humana.

Porém este equilíbrio térmico vê-se cada vez mais afetado pela Poluição Atmosférica, que está a causar graves mudanças da atmosfera suscetíveis de causar impacto a nível ambiental ou na saúde humana.

De entre os vários riscos mistos que estão associados à poluição atmosférica destacam-se o Smog, as Chuvas Ácidas e o Efeito de Estufa.

É claro que a poluição atmosférica também afeta diretamente a camada de ozono, que constantemente está a ser destruída pela ação antrópica, nomeadamente com o uso constante de clorofluorcarbonetos.

É na Hidrosfera que se verificam riscos mistos tais como o Stress Hídrico e a Poluição da Hidrosfera.

Na Biosfera sucedem-se os problemas relativos à Degradação dos Solos e à Desertificação.

Por último, podemos ainda falar nos incêndios florestais que são um dos riscos mais frequentes, os quais podem atingir dimensões devastadoras, causando prejuízos económicos, ambientais e colocando pessoas, animais e bens em risco.



Tal como podes verificar, todos os riscos mistos têm causas antrópicas e implicam consequências tanto para o Homem como para a Terra.


Como é que achas que a ação humana ajuda a provocar estes riscos?




















Sem comentários:

Enviar um comentário