Será o Buraco do Ozono um processo irreversível?




Camada de Ozono
– Região da Terra, localizada na estratosfera, onde se concentra altas quantidades de ozono. Designada também de ozonosfera.



“Gás de fórmula química O3 que forma, na alta atmosfera, uma camada que filtra uma grande parte dos raios ultravioletas, o que protege as formas de vida nas terras emersas (...) o zono é atacado por gases como o freón, utilizado nos frigoríficos, e os aerossóis (...)”.














O equilíbrio térmico do planeta, vê-se cada vez mais afetado pela Poluição Atmosférica, que está a causar graves mudanças da atmosfera suscetíveis a causar impactos tanto a nível ambiental como na saúde humana. De entre os vários riscos mistos que estão associados à poluição atmosférica destaca-se o Efeito de Estufa.

A poluição atmosférica afeta diretamente a camada de ozono, que está a ser destruída constantemente pela ação antrópica, nomeadamente com o uso constante de clorofluorcarbonetos.

Esta destruição da camada de ozono afeta o aumento do efeito de estufa que pode originar problemas tais como a alteração do clima; o aumentos dos raios ultravioleta; a destruição de proteínas e do ADN; o cancro da pele, cataratas e alterações no sistema imunitário; danos nas colheitas, nos peixes e no plâncton; o atraso das estações; o aumento da temperatura e o consequente degelo dos calotes polares que provocará um alargamento das cidades litorâneas e a submersão de ilhas.

O processo de desertificação será ainda prejudicado com o efeito de estufa e as temperaturas elevadas são favoráveis à ocorrência de incêndios e à alteração do equilíbrio dos ecossistemas.



Como vês, ao aumento do efeito estufa estão associados um conjunto de consequências e para se evitar estes problemas, há que se preconizarem medidas de prevenção. No entanto, achas que o Buraco do Ozono é um processo irreversível? Será que ainda vamos a tempo de mudar alguma coisa?






Sem comentários:

Enviar um comentário